BICICLETA DE TREKKING_24_pouces_decathlon_blanc

BICICLETA DE TREKKING ORIGINAL 20 POLEGADAS 100 BRANCO

Ref.ª: 8487150

Concebemos esta bicicleta de trekking para as crianças dos 6 aos 9 aos (120 a 135 cm) que pretendem passear nos parques urbanos ou caminhos preparados. Para descobrir os primeiros passeios por vários caminhos, esta bicicleta de trekking de criança, de 20 polegadas, é robusta e fácil de utilizar (apenas uma velocidade)

GLOSSÁRIO

PORCA DE AFINAÇÃO DO TRAVÃO

Dispõe de duas porcas de afinação para cada travão, que se encontram nas manetes dos travões. Servem para afinar a tensão do cabo de travão. Certifique-se de que obtém a melhor afinação ao girar a porca. (Quanto mais a porca estiver apertada, mais o cabo ficará esticado).

PORCA DE AFINAÇÃO DO DESVIADOR

Esta porca de afinação encontra-se na parte traseira do desviador. Serve para esticar mais ou menos o cabo do desviador. Se a corrente funcionar mal ao subir, significa que o cabo não está bem esticado, sendo necessário apertá-lo mais, desenroscando a rosca. Se a corrente funcionar mal ao descer, significa que o cabo está demasiado esticado, sendo necessário enroscar mais a rosca. O bom compromisso está frequentemente no quarto de volta.

COTOVELO TERMINAL DE BICHA DE TRAVÃO

O cotovelo terminal de bicha de travão é uma peça em aço inoxidável que permite guiar o cabo de travão na pinça do V-brake. O ângulo deste cotovelo terminal de bicha de travão foi escolhido de modo a garantir a melhor passagem do cabo para uma travagem eficaz. Pode ser substituído caso se parta.

PINÇAS DE TRAVÃO V-BRAKE
pinças-de-travão-V-brake-bicicleta-trekking

Um travão V-brake é composto por duas pinças (uma à esquerda e outra à direita). São ligadas no centro ao nível do fole. 

Pode desengatar o cotovelo terminal de bicha de travão para soltar as pinças, de modo a conseguir retirar a roda facilmente.

PARAFUSOS DE APERTO DO AVANÇO
parafuso-do-avanço

Os dois parafusos permitem apertar o avanço do tubo de direção da suspensão da bicicleta de trekking.

PRIMEIRA UTILIZAÇÃO

COMO AJUSTAR BEM A ALTURA DO SELIM ANTES DA PRIMEIRA UTILIZAÇÃO?

É importante ajustar bem a altura do selim e do guiador em função da morfologia da criança. Por razões de segurança, a marca de inserção mínima do tubo de selim e do guiador nunca deve estar visível (certifique-se de que essa marca de inserção fica inserida dentro do quadro).  

Para ajustar o selim à altura correta, a criança deverá sentar-se no selim e poisar o calcanhar no pedal quando este estiver na posição mais baixa: a altura do selim estará correta se a perna ficar esticada. Verifique também, com a criança sentada no selim, se esta toca no chão com a ponta dos pés. 

COMO VERIFICAR SE OS TRAVÕES ESTÃO DEVIDAMENTE AFINADOS? 

Para testar a eficácia dos seus travões, empurre a bicicleta de trekking à mão e pressione o travão de trás (manete direita) ou o travão da frente (manete esquerda). A roda testada deverá bloquear quando pressionar a manete. Os calços de travão não devem roçar nos flancos da jante.

 

Se verificar que a travagem não é eficaz ou que a roda roça nos travões, poderá fazer o seguinte: Existe uma porca situada na manete de travão. Se rodar a porca no sentido dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais esticado (= travagem mais potente). Se rodar a porca no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, o travão irá ficar mais frouxo (= travagem menos potente e calços mais afastados da jante)

 

É importante verificar regularmente se os travões estão bem afinados.

QUAL A PRESSÃO ADEQUADA PARA OS PNEUS DA BICICLETA DE TREKKING DE 20 POLEGADAS? 

A pressão recomendada está sempre indicada no flanco do pneu da bicicleta. Aconselhamos a encher os pneus com a pressão indicada nos seus flancos. A pressão pode variar consoante o tipo de pneu. 

Para verificar se o pneu tem a pressão adequada, coloque a criança sentada na bicicleta, com esta parada. O pneu deverá estar ligeiramente fletido devido ao peso da criança. 

 

ACESSÓRIOS COMPATÍVEIS

1. GUARDA-LAMAS À FRENTE E ATRÁS
2. O DESCANSO
3. O ALFORGE DE BICICLETA

A MANUTENÇÃO DA BICICLETA DE TREKKING DE 20 POLEGADAS

COMO LUBRIFICAR A CORRENTE DA BICICLETA DE TREKKING DE CRIANÇA?

Pode utilizar um produto de tipo "All in One" para desemperrar, limpar, lubrificar e proteger a bicicleta de criança (produto disponível em qualquer loja Decathlon). É um produto "tudo em um" muito prático. Para lubrificar a corrente da bicicleta de trekking de criança, faça-a rodar dando aos pedais e aplique o spray em toda a extensão. Deixe-a secar em seguida durante alguns minutos. Se a corrente tiver muita sujidade, passe uma escova e/ou um pano em toda a extensão e aplique novamente o "All In One".   O nosso conselho: evite o contacto do lubrificante com os calços, as pastilhas de travão e a superfície de travagem da jante.   Protege a bicicleta: Uma aplicação regular previne o risco de aparecimento de corrosão.

COMO LAVAR A BICICLETA DE TREKKING DE CRIANÇA?

Se vir que a bicicleta de criança está suja depois de ter sido utilizada em muitos passeios (lama, chuva, pó...), não hesite em dar-lhe uma limpeza sempre que for necessário.   Se estiver suja de , pode simplesmente usar um pano seco para a limpar. Se tiver lama ou outro tipo de sujidade mais persistente, pode limpá-la com um balde de água quente e uma esponja (ou um pano molhado) usando sabão ou champô próprio para bicicletas. Pode limpar as partes sujas da bicicleta (quadro, forqueta, guiador, rodas).   SABIA?   Desaconselhamos vivamente a lavagem da bicicleta com jato de água de alta pressão: poderá danificar alguns componentes (caixa de direção, eixo pedaleiro...) e comprometer a segurança da sua criança.    Quando terminar a lavagem, enxugue a bicicleta com um pano seco para evitar a ferrugem. Não se esqueça de lubrificar as peças móveis da bicicleta (corrente, caixa de direção, eixo pedaleiro)
 

COMO SUBSTITUIR OS CALÇOS DE TRAVÕES?

Existem calços de travões V-Brake à venda na secção de peças. Para proceder à sua substituição, siga o procedimento descrito neste tutorial em vídeo. 

COMO VERIFICAR O BOM ESTADO DOS PNEUS?

Antes de cada utilização, deverá sempre verificar o estado dos pneus da bicicleta.  Se tiver um pneu vazio, verifique se não está furado. Para o efeito, enche-o ao máximo. Se o pneu esvaziar rapidamente, será necessário desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar. Se esvaziar lentamente, será necessário inspecionar a superfície do pneu para verificar a presença de objetos estranhos (prego ou pedaço de vidro). Em seguida, deverá desmontar a roda e o pneu para substituir ou reparar a câmara de ar, não esquecendo de retirar o prego ou pedaço de vidro.   Se o pneu não estiver vazio, aconselhamos a verificar a sua pressão (ver rubrica anterior).    SABIA? A borracha tem uma determinada durabilidade que depende também das condições de utilização e de armazenamento. Se ao inspecionar o pneu, detetar fissuras na sua superfície, aconselhamos a substituí-lo por um novo. 

COMO GUARDAR A BICICLETA?

Aconselhamos a guardar a bicicleta num local seco.  É importante evitar que fique exposta à humidade. A durabilidade da bicicleta de criança depende da forma e condições em que for utilizada, mantida e guardada. Quando mais húmidas e salinas forem as condições (ar marinho), mais sujeita estará a bicicleta à corrosão e mais limitada será a sua vida útil.   É por essa razão importante guardá-la limpa e seca num local sem humidade.    SABIA? Se a bicicleta tiver suspensão, é desaconselhado guardá-la pendurada pela roda da frente. Pendure-a pela roda de trás a fim de preservar a suspensão. 

TENHO UM PEQUENO PROBLEMA

O QUE FAZER EM CASO DE FURO? COMO MUDAR UMA CÂMARA DE AR?

Se tiver um furo, pare imediatamente num local seguro para evitar danificar a jante.  Vire a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim. Para desmontar a roda, deverá libertar o travão. Para o efeito, aperte com a mão a parte de cima do travão V-brake e retire o tubo curvado no encaixe.  No caso da roda da frente, basta retirá-la da forqueta ou suspensão e mudar a câmara de ar (ver vídeo explicativo).  No caso da roda de trás, deverá posicionar o desviador no carreto mais pequeno. Desaperte a roda e mude a câmara de ar (ver vídeo explicativo).    Em último recurso, poderá sempre utilizar a bomba de spray antifuro que permite reparar câmaras de ar furadas sem ferramentas (desde que não tenham rasgos). 

AS VELOCIDADES TRASEIRAS NÃO ENGATAM CORRETAMENTE. O QUE FAZER? 

Se as velocidades da sua bicicleta de trekking passam com dificuldade, tal se deve a um posicionamento deficiente do desviador traseiro nos carretos.    Verifique o cabo e as bichas: O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades atrás. Se for o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão. Se o desviador não se mover ao manusear o punho rotativo das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Será neste caso necessário substituir o cabo e as bichas.   É também possível que a ponteira de desviador esteja empenada, nomeadamente se tiver sofrido um impacto. Neste caso, não conseguirá afinar o desviador como deve ser e aconselhamos-lhe a se dirigir à oficina de uma loja Decathlon mais próxima para endireitar a ponteira de desviador.    É também possível que o desviador esteja desafinado. Neste caso, vire a bicicleta ao contrário de modo a que fique assente no guiador e no selim para poder dar ao pedal livremente (ou, melhor ainda, fixe-a num suporte de bicicleta). Rode o punho rotativo das velocidades para posicionar a corrente no carreto mais pequeno. A porca de ajuste está situada na parte de trás do desviador. Permite esticar (fazer subir o desviador) ou folgar o cabo de desviador (fazer descer o desviador). Rode a porca até que as velocidades mudem corretamente. 

A MANETE DE TRAVÃO TOCA NO GUIADOR. O QUE FAZER?

Para evitar que a manete de travão esteja demasiado frouxa ou esponjosa, ou que toque facilmente no guiador sem exercer muita força, deverá ajustar a tensão do cabo de travão rodando a porca situada na própria manete, conforme indicado no vídeo abaixo.   Desaperte a porca e a contra-porca até que o cabo fique devidamente esticado para que a manete fique firme sem estar demasiado dura. Uma vez obtida a tensão desejada, apertar ao máximo a contra-porca na manete para imobilizar esta afinação. 

O NOSSO COMPROMISSO NA BTWIN

A BTWIN oferece garantia vitalícia para o quadro, o guiador e o avanço (em condições normais de utilização). Para os outros componentes, a garantia é de 2 anos. Com as primeiras pedaladas, alguns componentes podem dar ligeiramente de si. Por isso é que oferecemos uma revisão gratuita da sua bicicleta nos 12 meses após a compra.

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