Bicicleta BTT Rockrider 520 S

Ref. 8378294

Concebida para a prática regular, com intensidade moderada, e a busca de sensações! A 1ª BTT de suspensão total: suspensões com regulação inovadora, que proporcionam 120 mm de curso dianteiro e traseiro, selim ergonómico, rodas de 27,5", travões de disco frente/atrás e 24 vel. SRAM.

Primeira utilização

COMO AJUSTAR O MEU SELIM?
COMO RODAR OS MEUS NOVOS TRAVÕES DE DISCO?

Para que os seus travões tenham o máximo desempenho, é necessário proceder previamente à sua rodagem. Quando a sua bicicleta sai da loja, as pastilhas e os discos estão novos e por estrear: a travagem não é ainda totalmente eficaz nesta fase. A rodagem ficará feita após cerca de 10 travagens com cada travão. Em cada uma dessas travagens, deverá passar de 25 para 5km/h, mas sem bloquear a roda e utilizando um travão de cada vez.

ONDE POSSO ENCONTRAR AS INSTRUÇÕES DE MANUTENÇÃO DOS TRAVÕES TEKTRO?
COMO AJUSTAR A ALTURA DO MEU GUIADOR?
COM QUE PRESSÃO DEVO ENCHER OS PNEUS DA MINHA BICICLETA?

A pressão ideal dos pneus é determinada com base no peso do utilizador.

Essa pressão determinada em função do peso do utilizador corresponde ao compromisso ideal entre rendimento e resistência ao trilhamento (contacto da jante com a câmara de ar suscetível de provocar um furo). Se procura mais tração, pode reduzir a pressão em 10% sem descer abaixo dos 2 bar, mas aumentará o risco de furar nos pisos mais acidentados.

COMO FUNCIONAM AS AFINAÇÕES DA MINHA SUSPENSÃO?

A ROCKRIDER 540 vem equipara com uma suspensão XCR da SUNTOUR com possibilidades de afinação:

 

1/ Botão rotativo de afinação da dureza

 

Rode o botão no sentido horário para aumentar a dureza e no sentido anti-horário para diminuir a dureza.

 

2/ Sistema de bloqueio

A função de "bloqueio" permite evitar a oscilação vertical (bombeamento) da suspensão quando pedala em pé ou nas subidas. A suspensão nunca fica totalmente bloqueada, mantendo um ligeiro curso: é o chamado sistema "antibombeamento". Este sistema permite atenuar ligeiramente os impactos nos pisos irregulares caso se tenha esquecido de desbloquear a suspensão.

 

Nunca convém, no entanto, deixar a suspensão em modo bloqueado quando pedalar em pisos acidentados, para evitar danificá-la se esta sofrer um grande impacto.

Estou com um problema

A SUSPENSÃO DIANTEIRA ESTÁ DEMASIADO DURA

Existem vários fatores na origem de uma suspensão demasiado dura.   1- A afinação   Visite a rubrica "Como funcionam as afinações da minha suspensão" para afinar facilmente o nível de dureza conforme a sua preferência.   2- A manutenção básica   As suspensões devem ser lubrificadas regularmente com um óleo. A aplicação de algumas gotas de óleo nas pernas da suspensão é por vezes suficiente para resolver o problema.   3- A manutenção completa   Se a afinação e a manutenção básica não forem suficientes, será necessário proceder a uma manutenção completa da suspensão, conforme indicado no vídeo abaixo.   A afinação e a manutenção da sua suspensão são da sua inteira responsabilidade. A Decathlon não assumirá qualquer responsabilidade em caso de procedimento incorreto. Se tiver dúvidas quanto ao correto procedimento de afinação, dirija-se à oficina de uma loja Decathlon mais próxima de si.

AS VELOCIDADES NÃO PASSAM CORRETAMENTE À FRENTE

A passagem incorreta das velocidades pode dever-se a vários fatores.   1- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha   O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades atrás. Se for este o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.    2- O cabo ou as bichas poderão estar emperrados   Se a corrente tiver dificuldade em passar para os pratos mais pequenos ou se o desviador não se mover ao manusear os manípulos das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. As bichas e o cabo devem neste caso ser substituídos. Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com ajuda deste tutorial. Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama ou se a lava regularmente com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos com maior frequência.

A MINHA RODA EMPENOU APÓS AS PRIMEIRAS VOLTAS

Durante as primeiras utilizações de uma bicicleta nova, muitos componentes irão naturalmente ceder e acamar. É o caso dos raios que ouvirá certamente ranger, sendo esse "ranger" resultante da torção residual decorrente da montagem. Isto não significa que a roda esteja empenada. Se, no entanto, estiver empenada, aproveite a revisão gratuita oferecida nos primeiros 6 meses e dirija-se à oficina de qualquer loja Decathlon para reajustar esse ligeiro empeno.

AS VELOCIDADES NÃO PASSAM CORRETAMENTE ATRÁS

A passagem incorreta das velocidades pode dever-se a vários fatores.   1- Verifique se a ponteira de desviador (drop-out) não está empenada   Se a ponteira estiver empenada o desviador fica desalinhado não podendo deste modo cumprir corretamente a sua função.  Coloque-se atrás da bicicleta e observe o alinhamento da ponteira de desviador (ver imagem abaixo). Se a ponteira de desviador estiver empenada, dirija-se à oficina de qualquer loja Decathlon para a substituir.   2- Verifique o posicionamento dos terminais de bicha   O mau posicionamento dos terminais de bicha pode interferir na tração do cabo do desviador e impedir a correta mudança de velocidades atrás. No caso do desviador traseiro, o posicionamento dos terminais de bicha deverá ser verificado em 4 pontos: 1234. Se for este o caso, posicione o terminal de bicha corretamente à mão.   3- O cabo ou as bichas poderão estar emperrados   Se a corrente tiver dificuldade em passar para os carretos mais pequenos (ou em passar para as velocidades mais pesadas, da 1ª até à 7ª) ou se o desviador não se mover ao manusear os manípulos das velocidades, significa que o cabo e as bichas estarão provavelmente emperrados. Devem neste caso ser substituídos. Poderá dirigir-se à oficina de qualquer loja Decathlon ou substituir pessoalmente essas peças com ajuda deste tutorial. Se utiliza regularmente a sua bicicleta em condições húmidas ou com lama ou se a lava regularmente com água abundante, deverá substituir as bichas e cabos com maior frequência.

MANUAL DE UTILIZADOR

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Manual de Utilizador

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