O pneu da bicicleta está em baixo? Damos-te alguns conselhos para o reparares… Sim, podes não acreditar, mas é com satisfação que te dizemos que tu consegues!
Reparar um pneu parece, atualmente, obra digna dos maiores mecânicos dos nossos tempos, um poder mágico que infelizmente acreditas não ter… Disparate!
Se nem todos se podem vangloriar de saber reparar um pneu, é antes de mais porque não investiram em experimentar, nem mesmo em tentar perceber como isso funciona. Por isso, como acreditamos muito em ti, damos-te hoje todos os nossos conselhos para identificar um furo e repará-lo.
Vamos lá?
Para reparar uma câmara de ar furada, precisas das seguintes ferramentas:
• um conjunto de reparação específico para furos de bicicleta;
• um desmonta-pneus;
• um marcador;
• uma tina ou bacia de água;
• e uma bomba ou minibomba de bicicleta.
⚠️ Se não se tratar de um simples furo mas de um entalhe de grandes dimensões, não hesites em optar diretamente por uma câmara de ar nova.
1. Para começar, desaperta a ligação de aperto rápido da roda para a removeres.
2. Em seguida, abre a válvula do pneu para deixares o ar sair (o que ainda resta).
3. Coloca um desmonta-pneus por baixo do pneu, e desliza-o ao longo de toda a jante (a jante é o rebordo da roda), para retirares um dos dois lados do pneu.
4. Por fim, remove a porca da válvula da câmara de ar e remove-a do pneu.
Para encontrar a origem de um furo, existe um método infalível. Por aqui, mostramos-te tudo!
Antes de mais, enche a câmara de ar, depois mergulha-a numa tina ou bacia com água.
► Os locais onde vês bolhas de ar indicam-te onde a câmara de ar precisa de ser reparada.
Usa um marcador para identificar a(s) zona(s) onde terás de intervir… sim, porque é possível que tenhas mais do que um furo a reparar!
Para terminar, esvazia a câmara de ar.
► Para reparar uma câmara de ar de bicicleta, antes de mais é necessário secar bem a zona à volta do furo a tapar na câmara de ar.
► Em seguida, com uma lixa, fricciona esta zona (numa superfície superior ao tamanho do remendo que irás colar), para a tornar propícia à aplicação e à boa fixação da cola. Depois remove minuciosamente as sujidades e poeiras na zona a colar.
► Do teu conjunto de reparação, pega na cola bem como num remendo suficientemente grande para cobrir a superfície do furo. Aplica uma fina camada de cola numa superfície superior ao tamanho do remendo que irás colar, e aguarda que seque durante 5 minutos.
► Em seguida, descola o remendo do seu suporte e coloca-o na zona onde aplicaste a cola. É fundamental que nenhum resíduo entre em contacto com a cola, que se destina exclusivamente ao remendo.
► Pressiona bem o remendo, para que este adira o melhor possível à câmara de ar.
► Para terminar, não te esqueças de remover a película protetora transparente localizada na superfície do remendo.
Já só te falta repetir a operação se a câmara de ar tiver outros furos.
A bomba antifuros pode também constituir uma alternativa menos complexa e igualmente fiável. Para tal, basta inserir e pulverizar a bomba antifuros na válvula da câmara de ar (como se a fosses encher de ar). O líquido antifuros irá assim tapar a origem do furo.
Tentar saber a que se deve o teu furo permite-te reparar corretamente a câmara de ar e potencialmente evitar um novo furo. Assim, distinguimos 4 tipos de furos:
• o furo devido a uma perfuração, como um pedaço de vidro, agulha, pico, etc.;
• o furo devido ao trilhamento da câmara de ar entre a roda e a jante;
• o furo devido a um raio que passa da jante e perfura a câmara de ar; e
• o furo devido ao desgaste da válvula.
Independentemente do tipo de furo que sofreste, recomendamos sempre confirmar que não há nada no interior do pneu. De facto, seria pena montares a câmara de ar reparada num pneu onde se encontra um pedaço de pneu ou qualquer outro resíduo suscetível de provocar um furo.
Analisa também a jante, para confirmar que não há nenhum raio a trespassá-la, bem como o estado do fundo de jante que deve isolar a câmara de ar das cabeças dos raios.
Um furo lento é quando uma câmara de ar se esvazia... lentamente! Ok, pronto, já está, obrigado! Agora a sério, confrontas-te com um furo lento se o teu pneu hoje está vazio quando ontem, quando arrumaste a bicicleta, não o estava. Num furo lento, um pneu demora várias horas, ou mesmo vários dias, para se esvaziar. Um furo lento pode ser devido à presença de um pico, um pequeno pedaço de vidro, etc. Adicionalmente, como te dissemos antes, recomendamos que desmontes o pneu e a câmara de ar, que procures no pneu a origem do furo e que repares ou substituas a câmara de ar.
Para voltar a montar uma câmara de ar, é recomendável enchê-la um pouco antes, para lhe voltar a dar forma. Insere-a em seguida no pneu, tendo o cuidado de posicionar a válvula no seu orifício. Coloca em seguida o pneu, terminando pelo local onde se localiza a válvula. Não te esqueças de confirmar que a câmara de ar não fica trilhada entre o pneu e a jante. Por fim, podes encher a câmara de ar com a bomba, e voltar a montar a roda.
Vê estas explicações em imagens no vídeo "Como substituir a câmara de ar de uma bicicleta de estrada"?
Enquanto que um pneu clássico se substitui com o desgaste (mais ou menos) a cada 5000 quilómetros, e possui por baixo uma câmara de ar que se pode reparar e que enchemos, um pneu tubeless não requer câmara de ar, porque contém um líquido antifuros. Então o que fazer um pneu tubeless fura apesar da sua espuma antifuros? Tranquiliza-te, existem várias soluções:
• Utilizar um líquido preventivo (que, como o seu nome indica, tem uma natureza preventiva), que deve ser inserido com uma seringa.
• Regressar ao bom velho método da câmara de ar, muito simplesmente!
• Optar por cola especialmente concebida para aderir a borracha ou neoprene.
• Colar um remendo para pneu tubeless.
é só escolheres o método que te convém! :)
Para evitares rolar com um pneu vazio, ou pelo menos insuficientemente cheio, não te esqueças de controlar a pressão dos pneus antes de cada saída, com base na informação marcada do flanco do pneu.
E para o encher um pouco, nada de mais simples: Utiliza uma bomba, ou uma minibomba, que se leva no bolso da camisola ou no alforge.
E pronto, já sabes tudo o que precisas para saberes reparar a tua câmara de ar. Vamos à estrada... e boa estrada!