O teu par de ski sofreu um pouco com a última corrida? Se os danos não forem demasiado extensos, poded reparar a sola tu mesmo!
Guiamos-te através da reparação das tuas solas de ski! A neve era um pouco escassa na pista e fez-te tocar no chão? Ou encontras-te alguns skis velhos e queres dar-lhes um novo sopro de vida?
Guiamos-te através da reparação das tuas solas de ski!
O preenchimento de um ou mais buracos na sola de um ski pode ser feito de forma bastante simples, , desde que o buraco seja superficial. . Não há nada de muito complicado, se fores minimamente engenhoso e meticuloso, tudo deve funcionar bem, desde que tenhas 'as ferramentas certas ⤵️
💡 Descobre abaixo o que fazer se é uma parte mais ampla da sola que precisa de ser substituída.
Podem imaginar, não estou a falar de uma vela clássica, claro, podem tentar, se quiserem experimentar experiências inconclusivas, mas não garanto o resultado 😉
Estou a falar de 'uma vela de grafite ou polietileno (Ptex para os conhecedores, ou para brilhar na sociedade, é pronunciado "pitex"), que será o material essencial para reparar a sola dos vossos skis.
Pingando-o sobre a área a ser reparada, irá preencher o buraco.
Parte do material necessário para reparar os danos nas solas é semelhante ao utilizado para encerar os teus skis :
• Um raspador de metal
• Um isqueiro
• Um pano para limpar o ski
• Uma escova de metal
• Um cortador
• O que desencerar do seu ski se necessário
• Um torno e uma bancada de ski permitem-te efetuar esta reparação de ski confortavelmente
Começa por limpar os skis com o pano. Se tiverem sido encerados recentemente, poderão ter de ser desencerados.
Usando a escova, esfrega o ski da espátula até ao calcanhar para limpar a"ferida".
Se houver pequenos pedaços de sola a sair, cortá-o com o cortador.
A ideia é ter uma área de trabalho o mais limpa possível.
💡 As dicas de Valentin, o nosso especialista em oficinas, é fazer pequenos cortes com um cortador à volta do buraco, a fim de ajudar o Ptex a aderir.
Em seguida, pega no isqueiro e acende a vela. Uma bela chama irá formar-se sobre ela e começará a pingar. Deixa cair algumas gotas dentro do buraco para o preencher.
Depois podes colocar o raspador de metal na área para ajudar o material da vela a solidificar. Esperar alguns momentos para que a cera arrefeça.
Uma vez a vela arrefecida, podes raspar o material em excesso para tornar a superfície o mais lisa possível. Pressiona firmemente, mas tem cuidado para não pressionar o raspador para dentro da sola, pois isto irá danificá-lo.
Se se tiverem formado bolhas de ar, podes raspar o material e repetir o processo. Dito isto, a reparação de velas deve ser reservada para pequenos buracos e que não envolvam as bordas do ski. Se o buraco estiver localizado nas bordas, a reparação da vela não aderirá ao metal das bordas e, portanto, não será durável.
O enceramento dos teus skis após a reparação permitirá que os teus skis recuperem a sua forma. Desde que o faças na direção do deslize! Contudo, qualquer que seja a técnica utilizada a parte reparada da sola desliza sempre um pouco menos bem que a sola original.
Se o núcleo de ski for afetado, tens de ir a uma oficina para que o ski seja completamente reparado. Se uma seção inteira da sola for danificada, tens também de recorrer a um profissional para a mandar moldar em excesso. Caso contrário, a estrutura do ski pode ser danificada ao esquiar.
Danificas-te uma grande área do teu ski ou os buracos que pretendes reparar perto das bordas? A reparação à luz das velas não será suficiente.
Tens portanto de levar os skis a uma oficina para sobremoldar. A sobremoldagem consiste em colocar uma camada de material sobre a sola dos skis. Por enquanto, a menos que sejas um especialista em reparação de skis, não poderás fazer esta reparação em casa!
No entanto, o procedimento é rapidamente explicado para que possas compreender o trabalho realizado na oficina.
De facto, a sobremoldagem é feita numa máquina chamada sobremoldadora. Aplica uma fina camada de material à sola do ski. Isto dá aos teus skis uma nova vida: todos os pequenos buracos e arranhões serão preenchidos.
Mas uma vez feita a sobremoldagem, o material em excesso deve ser removido. Chegou a altura de vir à superfície da sola. Lixando ou moendo, o objetivo é retornar a uma espessura de sola próxima à de partida.
E, claro, para remover o material que foi depositado nas bordas do ski. Caso contrário, podem ser difíceis de manobrar!
A oficina devolverá os teus skis afiados e encerados para que possas desfrutar das tuas aventuras na neve!
Os "faz tudo" podem tentar colar um adesivo no seu ski para reparar a sola.
Isto requer um pouco de material, e especialmente encontrar uma sola para recortar. Este é um trabalho para os profissionais do bricolage, por isso não entraremos em detalhes sobre esta reparação.
Um conselho: se estiveres a tentar esta reparação pela primeira vez, pratica em skis antigos que já não utilizas. Isto permite-te ter uma ideia do teu par favorito antes de começar!
Agora que já tem os teus skis em forma, podes divertir-te nas pistas ! Lembra-te de fazer esta manutenção regularmente para assegurares que as tuas placas favoritas duram o máximo de tempo possível.
E claro, se te faltar tempo, materiais ou um amor de bricolage, podes sempre ir à oficina na tua loja Decathlon.
Os profissionais das nossas oficinas mimarão os teus skis para que possas desfrutar do tempo nas pistas !