Como fazer a manutenção e reparação de uma mochila de caminhada?

Em trekking e caminhada, a mochila é a nossa maior aliada. Leva os nossos pertences, serve de encosto durante as pausas, apoia as passagens junto a paredes rochosas com estoicismo.

Em suma, é indispensável e quando carregamos uma mochila às costas, só queremos uma coisa: que nos dure o máximo de tempo possível.
Então, como se cuida devidamente de uma mochila?

Como fazer a manutenção e reparação de uma mochila de grande caminhada?

Uma mochila pode ser lavada na máquina?

A resposta é não !
Acima de tudo, nunca coloques a mochila na máquina de lavar. 
Deve caber, mas esta é a melhor maneira de danificar os revestimentos ou a espuma.

Como limpar uma mochila?

Arrastas-te a mochila de caminhada nos trilhos, na lama, na poeira, na mala do carro e ela perdeu o brilho. Em suma, é hora de limpá-la!

Aqui está o material para a manutenção completa da sua mochila:
- Uma bacia com água morna
- Pasta de sabão para equipamentos especiais
- Uma escova macia
- Pano limpo ou toalha de microfibra
- Uma escova de dentes velha (opcional)
- Um spray reativador de repelência à água
- Um spray desodoriante

Passos para limpar a mochila:
- Esvazia completamente o saco
- Retira as espumas e armações (se a mochila o permitir e se tiveres a certeza que sabes como as colocar de volta)
- Escovar ou aspirar para tirar o pó
- Começa humedecendo a mochila com o pincel
- Ensaboa o saco e esfrega suavemente as manchas
- Podes esfregar os locais de difícil acesso com uma escova de dentes usada e deixar o sabonete agir por alguns minutos nas manchas incrustadas
- Se a mochila estiver equipada com espuma de transporte, enxagua-as bem e pressiona-as para deixar a água penetrar e assim expulsar o sal, o suor e a poeira
- Usando uma toalha de microfibra, esfrega bem as espumas e o saco

Basta deixar a bolsa secar ao ar livre, num local seco, de preferência ao abrigo da luz, pois os raios UV aceleram o envelhecimento dos tecidos.

Se não quiseres molhar as espumas da cinta, também podes usar um desodorante neutralizador de odores.
Se quiseres dar um pouco de repelência à água, sem necessidade de equipamentos sofisticados, podes usar um spray reativador quando a bolsa estiver completamente seca. Isso dará a ele um pouco mais de tempo para manter as coisas secas enquanto sais e instala a capa de chuva!

A mochila tem um compartimento térmico isolado? A maneira mais eficaz de lavar o compartimento mais frio da mochila é usar uma esponja com água e sabão e deixá-la secar ao ar.

Como guardar uma mochila?

O que fazer com a mochila quando voltares para casa? A temporada de trekking acabou, é o fim do verão, planeias não usar a mochila por um tempo...

Primeiro, certifica-te de que a tua mochila esteja limpa seguindo as instruções acima.
Em seguida, prende todas as alças da mochila para que nada arraste, seria uma pena se juntassem poeira no caminho para o armário!

Para o armazenamento, privilegia um local muito seco e sombreado para evitar que os raios solares acelerem o envelhecimento da tua mochila.
Se só tens espaço na adega e está húmido, evita colocar a mochila em contacto com as paredes e, acima de tudo, instala-a numa prateleira. Ficará assim protegida da humidade, até ao regresso do bom tempo!

Como reparar uma mochila?

Estás prestes a pegar os trilhos novamente, mas... a mochila tem uma fivela ou fecho partido, ou até mesmo um buraco! Não entres em pânico, explicamos tudo abaixo.
E se a mochila não puder ser reparada, saiba que todas as nossas mochilas têm garantia de 10 anos para defeitos de fabrico.

FIXANDO A FIVELA DA MOCHILA
Boas notícias, deves conseguir resolver este problema em menos de um minuto e sem equipamento especial, porque as nossas mochilas foram concebidas para serem facilmente reparadas!
A parte mais difícil é identificar qual tipo de fivela precisas de substituir:
- A fivela peitoral ou barra peitoral
- A fivela ventral (38 mm)

Para mochilas de trekking, também podes precisar das fivelas abaixo:
- As fivelas do chapéu da bolsa (20 mm ou 25 mm dependendo da bolsa)
- As fivelas das alças de compressão laterais da bolsa (20 mm ou 25 mm dependendo da bolsa)
- Fivelas e cintas de aperto localizadas sob a bolsa (25 mm ou 10 mm)
Para saber como reparar uma fivela partida, consulta o nosso tutorial em vídeo!

Como reparar uma bolsa rasgada ou um buraco na mochila?

Os tecidos das mochilas geralmente são reforçados, principalmente na parte inferior, que está muito sujeita a atritos. No entanto, o desgaste ou um objeto pontiagudo pode causar a formação de furos.

Aqui estão as nossas soluções:
Para um pequeno furo na tela da bolsa: se quiseres uma reparação rápido que não exija habilidades especiais, usa adesivo de reparação. corta dois retângulos com bordas arredondadas um ou dois centímetros a mais que o tamanho. Em seguida, cola um remendo por dentro da bolsa e outro por fora, mantendo o tecido plano.
Podes também escolher uma opção mais personalizada com um remendo costurado como lembrança das tuas aventuras.

Para um rasgo: Entra em contacto com um profissional de costura. Consertar um grande rasgo requer algumas habilidades de costura e principalmente o material certo, pois o tecido é muito mais duro e grosso do que uma roupa comum. Se o acidente acontecer no meio de uma aventura, podes usar alfinetes de segurança ou fita adesiva do teu kit de reparação até conseguires repará-lo adequadamente.

Como reparar o fundo de uma mochila?

Para um buraco no fundo da mochila:

Se o buraco não for muito grande, podes também aplicar um adesivo de reparação. Caso contrário, aconselhamos que vás a um sapateiro te dará as soluções mais adequadas para prolongar a vida útil da mochila.

Para evitares isso, tem sempre cuidado para não sobrecarregares a mochila, não faz bem para ela nem para as tuas costas!

Como reparar o fecho?

O fecho está partido? Fazemos de tudo para oferecer mochilas de qualidade, mas às vezes isso não é suficiente... Há várias soluções para resolver isso.

Solicita na oficina da tua loja Decathlon ou a uma costureira. Mudar um fecho sem habilidades de costura é um pouco complicado. Mas permitirá que aproveites a mochila por muitos anos, então não hesites em adotar o reflexo certo para o planeta!

Perdes-te o cordãozinho na ponta do fecho? Podes substituí-lo facilmente usando um atacador ou cordão. Um clipe de papel também pode fazer o truque, mas apenas temporariamente!

Todas as nossas ditas para a tua mochila te acompanhar durante longos e belos anos pelos trilhos do mundo. Não hesites em partilhar as tuas dicas de manutenção e de reparação de mochilas nos comentários!